EnfermagemDoenças crônicas não transmissíveis
- (UNIRIO 2012)
Em relação ao programa nacional de hipertensão, é INCORRETOafirmar que
A) a hipertensão é duas a três vezes mais comum em usuárias de anticoncepcionais orais, especialmente entre as mais idosas e obesas. Em mulheres com mais de 35 anos e fumantes, o anticoncepcional oral está contra-indicado.
B) hipertensão arterial e obesidade, em especial a obesidade central, com acúmulo de gordura visceral, frequentemente associadas à dislipidemia e à intolerância à glicose, compõe a chamada síndrome metabólica, que, também, é acompanhada de resistência à insulina e hiperinsulinemia. Redução do excesso de peso, em pelo menos 5%, restrição dietética de sódio e prática de atividade física regular são fundamentais para o controle pressórico, além de atuarem, favoravelmente, sobre a tolerância à glicose e ao perfil lipídico.
C) a prevalência de hipertensão arterial em crianças e adolescentes pode variar de 2% a 13%, sendo obrigatória a medida anual da pressão arterial, a partir de cinco anos de idade. Além da avaliação habitual em consultório, recomenda-se a medida rotineira da PA no ambiente escolar.
D) os estudos mostram que o tratamento da hipertensão no idoso reduz a incidência de déficit cognitivo.
E) estudos recentes em populações de indivíduos negros norteamericanas, o uso de iECA se mostraram menos eficazes, especialmente na prevenção de AVC, que outras classes de anti-hipertensivos, devendo, portanto, não serem considerados de primeira escolha nesta população.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 70
Vamos para o Anterior: Exercício 68
Tente Este: Exercício 156
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem