FarmáciaFarmacodinâmica
- (NUCEPE 2012)
A ação farmacológica requer a formação do complexo receptor-droga e pode ser modificada pela estrutura do fármaco ou pela ação conjunta de fármacos, denominada interação de drogas. Em relação à interação de drogas, é corretoafirmar que:
A) ocorre sinergismo por potenciação quando o efeito de uma droga A soma-se ao efeito de uma droga B, como se verifica na adição de dois anestésicos para obter por maior tempo.
B) quando duas drogas, uma agonista e outra antagonista, concorrem por um mesmo receptor, e a agonista não consegue remover a antagonista do receptor, diz-se ocorrer antagonismo competitivo irreversível.
C) o antagonismo não competitivo consiste na ação concomitante de duas drogas, na qual uma delas (a agonista) bloqueia uma das etapas de ativação do receptor, reduzindo a ação do antagonista.
D) o sinergismo por adição ocorre quando a associação de duas drogas promove efeito maior que o efeito de cada droga em separado, mas diferente da soma do efeito de cada droga.
E) o antagonismo não competitivo deve ser reversível porque agonista e antagonista concorrem pelo mesmo receptor, e se a ligação não se desfizer, a ação farmacológica cessa.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 106
Vamos para o Anterior: Exercício 104
Tente Este: Exercício 392
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Farmácia