PsicologiaDoenças crônico-degenerativas
- (COMPERVE 2018)
Um dos campos de conhecimento médico em que a psicologia da saúde se encontra mais presente é o da oncologia pediátrica. A psico-oncologia pediátrica pode promover a humanização e a maior eficiência do tratamento dispensado à saúde de crianças com câncer. Nesse contexto, Adams-Greenly (1991) destaca que o entendimento das estratégias de enfrentamento adotadas por crianças em situações pediátricas percebidas como estressantes requer a consideração de variáveis importantes, dentre elas,
A) o controle sobre situações estressantes, o nível de coesão entre os membros da família, a reação que expressa tendências biológicas ou temperamentais do organismo e a prática de cuidados parentais.
B) os fatores evolutivos e socioeconômicos, o nível de coesão entre os membros da família, o controle sobre situações estressantes e a história pessoal e familiar do paciente.
C) o nível de coesão entre os membros da família, a ampliação do tempo de execução de procedimentos médicos e a análise do modo como a criança lida com a situação.
D) os fatores evolutivos e socioeconômicos, a história pessoal e familiar do paciente e o aumento da percepção da dor por parte da criança.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 8
Vamos para o Anterior: Exercício 6
Tente Este: Exercício 62
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia