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Administração públicaDiversos (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 375

  • (PR-4 UFRJ 2012)

No âmbito dos estudos sobre Administração Pública, os principais modelos são o modelo burocrático, o modelo gerencial (Administração Pública Gerencial + Governo Empreendedor) e o da Governança Pública. Analisando os conceitos envolvidos, notamos que o principal elemento comum desses modelos é a preocupação com a função controle. Ao comparar esses modelos organizacionais, podemos afirmar que:


A) uma clara distinção entre os três modelos refere-se ao tipo de relacionamento entre os ambientes internos e externos à organização pública, que é um ponto em comum entre os modelos gerenciais e o modelo de Governança Pública. Esses modelos não diferem da burocracia nesse aspecto, em relação às políticas públicas e ao princípio de governo gastador;

B) uma clara distinção entre os três modelos refere-se a como é considerado o cidadão. No modelo burocrático, o cidadão é considerado usuário dos serviços públicos. Na retórica dos modelos gerenciais, os cidadãos são encarados como clientes. No de Governança Pública, os cidadãos e outras organizações são percebidos como parceiros;

C) uma clara distinção entre os três modelos refere-se à forma como tratam questões de centralização e liberdade de decisão dos gestores. Os modelos gerenciais têm uma percepção menos positiva dos funcionários públicos, e, como resultado, os mecanismos de controle são desenhados para a avaliação de consequências, ao invés de controle de processos;

D) uma clara distinção entre os três modelos é que o modelo Burocrático e os modelos gerenciais compartilham a manutenção da distinção entre política e administração pública, que é suavizada quando evoca a centralização do poder de decisão. Com base em valores pluralistas, a abordagem da Governança Pública apresenta descontinuidade e superação entre as esferas pública e privada;

E) uma clara distinção entre os três modelos é que as teorias do desenvolvimento tratam a governança como um conjunto adequado de práticas. Analisando os seus efeitos negativos sobre as organizações e outras esferas da vida, a impessoalidade levada ao pé´ da letra pode levar a organização a não dar atenção a peculiaridades das necessidades públicas.


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