Procura

Engenharia civilDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 154

  • (FAURGS 2012)

Realizando um estudo de compatibilização de projetos, verificou-se que, em uma região de um edifício com estrutura de concreto armado composta por uma laje de 4,0m x 6,0m, armada nas duas direções, apoiada em vigas de contorno de seção transversal retangular de 20cm x 50cm (base x altura), e com pilares nos quatro vértices da laje, há intersecção entre a instalação hidrossanitária prevista e a estrutura. Tendo-se constatado que não há como evitar o cruzamento da instala- ção hidrossanitária com a estrutura, há a necessidade de se fazer um furo de 10cm de diâmetro atravessando horizontalmente uma das vigas de contorno na direção de sua largura, um furo circular vertical de igual diâmetro atravessando uma das vigas verticalmente na direção da altura e uma abertura retangular de 40cm x 40cm atravessando a laje na direção de sua espessura. Assinale a alternativa que descreve o posicionamento adequado dos furos e da abertura, de modo a se evitar a necessidade de verificação estrutural dos componentes quanto à resistência e à deformação.



A) O furo que atravessa a viga horizontalmente é posicionado na metade do vão da viga, afastado 5cm da face inferior da mesma, sem interceptar nenhuma armadura. O furo que atravessa a viga verticalmente é posicionado a um terço do vão da viga, centrado na direção da largura, sem interceptar nenhuma armadura. A abertura na laje exige nova verificação estrutural.


B) O furo que atravessa a viga horizontalmente é posicionado na metade do vão da viga, afastado 5cm da face inferior da mesma, sem interceptar nenhuma armadura. A abertura na laje pode ser feita em qualquer posição, adicionando-se armadura mínima de reforço nas bordas. O furo vertical exige nova verificação estrutural que contemple o aumento da seção transversal da viga e dimensionamento de novas armaduras.


C) A abertura na laje pode ser feita em qualquer posição, adicionando-se armadura mínima de reforço nas bordas. Os dois furos nas vigas exigem nova verificação estrutural dos componentes quanto à resistência e à deformação.


D) O furo que atravessa a viga na direção horizontal é posicionado a um terço do vão da viga, afastado 5cm da face superior da mesma, sem interceptar nenhuma armadura. O furo que atravessa a viga na direção vertical é posicionado na metade do vão da viga, centrado na direção da largura, sem interceptar nenhuma armadura. A abertura na laje exige nova verificação estrutural.


E) O furo que atravessa a viga horizontalmente exige nova verificação estrutural que contemple o aumento da seção transversal da viga e dimensionamento de novas armaduras. A abertura na laje pode ser feita apenas junto às vigas de contorno, adicionando-se armadura mínima de reforço nas bordas. O furo que atravessa a viga verticalmente é posicionado a um terço do vão da viga, centrado na direção da largura, sem interceptar nenhuma armadura.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 155

Vamos para o Anterior: Exercício 153

Tente Este: Exercício 249

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.06ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=0.68ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 4ms))