Procura

BiblioteconomiaGestão do conhecimento e da informação


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (UFMG 2018)

É correto afirmar, em relação ao processo nacional de avaliação da Educação Superior, que


A) durante a avaliação dos cursos de graduação, as bibliotecas apresentavam fragilidades de diversas ordens: falta de aparelhamento físico, técnico e tecnológico; isolamento dentro das próprias unidades de ensino, resultante da pouca presença dos professores em processos onde a contribuição docente seria imprescindível, a exemplo da atualização das bibliografias básicas e falta de capacitação do corpo discente para uso dos serviços e produtos das bibliotecas.

B) numa Universidade de qualidade, a biblioteca universitária extrapolará suas funções tradicionais – de coletar, organizar e dar amplo acesso à informação – para integrar-se a uma rede capaz de inseri-la como partícipe dos processos de transferência de informação e de geração de conhecimentos.

C) desde 1996, o Governo Federal avalia os Cursos de Graduação das IES brasileiras, através de quatro dimensões, ou categorias de análise, quais sejam, vínculo do curso de graduação com projetos de extensão e disciplinas de pós-graduação, o corpo docente, a organização didático-pedagógica e as instalações das unidades de ensino. Nessa última categoria de análise, encontra-se a biblioteca universitária.

D) a avaliação integra os ciclos de melhoria contínua das organizações, constituindo-se em etapa anterior à execução do planejamento, atuando como meio de comparar os resultados alcançados com os materiais bibliográficos adquiridos pelas bibliotecas universitárias.


VOLTAR ao índice: Biblioteconomia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=11.81ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.49ms))((ts_substr_c=0.72ms))((ts_substr_im=0.89ms))
((total= 14ms))