BiblioteconomiaGestão do conhecimento e da informação
- (UFMG 2018)
É correto afirmar, em relação ao processo nacional de avaliação da Educação Superior, que
A) durante a avaliação dos cursos de graduação, as bibliotecas apresentavam fragilidades de diversas ordens: falta de aparelhamento físico, técnico e tecnológico; isolamento dentro das próprias unidades de ensino, resultante da pouca presença dos professores em processos onde a contribuição docente seria imprescindível, a exemplo da atualização das bibliografias básicas e falta de capacitação do corpo discente para uso dos serviços e produtos das bibliotecas.
B) numa Universidade de qualidade, a biblioteca universitária extrapolará suas funções tradicionais – de coletar, organizar e dar amplo acesso à informação – para integrar-se a uma rede capaz de inseri-la como partícipe dos processos de transferência de informação e de geração de conhecimentos.
C) desde 1996, o Governo Federal avalia os Cursos de Graduação das IES brasileiras, através de quatro dimensões, ou categorias de análise, quais sejam, vínculo do curso de graduação com projetos de extensão e disciplinas de pós-graduação, o corpo docente, a organização didático-pedagógica e as instalações das unidades de ensino. Nessa última categoria de análise, encontra-se a biblioteca universitária.
D) a avaliação integra os ciclos de melhoria contínua das organizações, constituindo-se em etapa anterior à execução do planejamento, atuando como meio de comparar os resultados alcançados com os materiais bibliográficos adquiridos pelas bibliotecas universitárias.
VOLTAR ao índice: Biblioteconomia