PortuguêsGêneros textuais
- (FCC 2012)
O que é uma espécie?
Se você visitar o Parque Provincial de Algonquin, em Ontário, Canadá, poderá ouvir os uivos solitários dos lobos e, com um pouco de sorte, observará ao menos de relance uma alcateia correndo, ao longe, através da floresta. Mas quando chegar em casa todo contente por ter avistado aqueles animais, qual a espécie de lobo você dirá ter encontrado? Se for tirar a dúvida com dois ou três cientistas, talvez ouça diferentes respostas. Pode até acontecer de um deles ficar em dúvida e lhe dizer que se trata dessa ou daquela espécie.
É surpreendente ver o quanto os cientistas vêm debatendo para chegar a um consenso sobre algo tão simples e decidir se esse ou aquele grupo de organismos constitui ou não uma espécie. Talvez isso se deva ao latim, que deu nomes às espécies, carregados de uma certeza absoluta, levando o público a pensar que as regras são muito simples.
Charles Darwin se divertia com essa questão. "É engraçado ver como diferentes ideias se manifestam nas diferentes mentes dos naturalistas, quando eles falam em 'espécies' ", escreveu em 1856. "Tudo isso resulta da tentativa de definir o indefinível." As espécies, de acordo com Darwin, nunca foram entidades fixas que surgiram quando da criação. Elas evoluíram. Cada grupo de organismos que chamamos de espécie surgiu como uma variedade a partir de espécies mais antigas. Com o passar do tempo, a seleção natural os transformou, enquanto se adaptavam ao ambiente. Entretanto outras variedades se tornaram extintas. Uma variedade antiga, no final, torna-se completamente diferente de todos os outros organismos - e isso é o que entendemos como uma espécie em si. "Eu vejo o termo 'espécie' como um conceito arbitrário, cunhado apenas por mera conveniência, para designar um grupo de indivíduos muito semelhantes entre si", disse Darwin.
(Fragmento adaptado de Carl Zimmer, Scientific American Brasil, edição 111, agosto de 2011, http://www2.uol.com.br/sciam/aula_aberta/o_ que_e_uma_especie_html)
A partir de características presentes no texto, pode-se afirmar corretamente sobre o seu gênero:
A) Palavras como organismos, entidades e variedades, próprias do vocabulário da ciência, indicam que se trata de artigo especializado escrito para publicação dirigida à comunidade científica.
B) Dirigir-se ao leitor como você e colocar uma situação inicial relacionada à ciência, mas ao alcance da maioria das pessoas, são indícios de que se trata de um artigo de divulgação científica.
C) A presença constante de frases de Charles Darwin, em discurso direto, é um dos elementos que levam à conclusão de que se trata de relato biográfico romanceado sobre o naturalista inglês.
D) O objetivo recorrente de instruir, indicado já no título do artigo, demonstra tratar-se de texto didático escrito para publicação dirigida a estudantes de biologia ou ciências naturais
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 158
Vamos para o Anterior: Exercício 156
Tente Este: Exercício 371
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português