FarmáciaFarmacologia do sistema nervoso central e periférico
- (NUCEPE 2018)
As metilxantinas são substâncias derivadas das purinas ou bases púricas, que são compostos nitrogenados heterocíclicos derivados de nucleotídeos. Devido à sua biossíntese não ser derivada de aminoácidos, mas de bases púricas, alguns autores classificam as metilxantinas como pseudo-alcalóides, principalmente pela semelhança estrutural e características físico-químicas. As metilxantinas são derivados metilados da xantina. Estas substâncias são constituintes de muitas bebidas e de estimulantes não alcoólicos, preparados de maneira artesanal (caseira) ou industrializados. As metilxantinas mais abundantes no reino vegetal são: cafeína, teofilina e teobromina, no entanto, a cafeína e a teofilina são as de maior interesse farmacêutico. Sobre as metilxantinas, marque a alternativa INCORRETA.
A) Cafeína e teofilina produzem efeitos estimulantes psicomotores.
B) As metilxantinas atuam principalmente por antagonismo em receptores A 1 e A 2 de adenosina.
C) As metilxantinas também atuam estimulando receptores β-adrenérgicos, através da inibição da fosfodiesterase, que é responsável pelo metabolismo intracelular de AMPc, levando ao seu aumento intracelular.
D) A teofilina e a cafeína são usadas clinicamente como broncodilatadores.
E) As metilxantinas têm as seguintes ações farmacológicas importantes, como: estimulação do SNC, diurese, estimulação do músculo cardíaco e relaxamento da musculatura lisa.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 13
Vamos para o Anterior: Exercício 11
Tente Este: Exercício 78
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Farmácia