LiteraturaParnasianismo
- (CESPE 2013)
Vaso ChinêsAlberto de Oliveira
Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado.
Fino artista chinês, enamorado, Nele pusera o coração doentio Em rubras flores de um sutil lavrado, Na tinta ardente de um calor sombrio.
Mas, talvez por contraste à desventura, Quem o sabe?... de um velho mandarim Também lá estava a singular figura;
Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a Sentia um não sei quê com aquele chim De olhos cortados à feição de amêndoa.
Com base na leitura do poema acima, assinale a opção correta no que diz respeito à estrutura, ao tema e aos aspectos da produção poética parnasiana no Brasil.
A) No poema, o vaso chinês é descrito de forma objetiva, distante e fria, desprezando-se o detalhe em favor da produção da cena estática.
B) A estética da arte pela arte adotada por Alberto de Oliveira no poema valoriza a plasticidade da forma literária.
C) A predileção pelo soneto e pelos ritmos medievais vincula esse poema à tradição lírica romântica.
D) No poema, é rejeitada qualquer temática do cotidiano, evidenciando-se tratamento estético grandioso.
E) O poema caracteriza-se pela ausência absoluta do eu lírico e de qualquer referência ao sentimento amoroso.
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