Segurança da informaçãoMalware
- (FCC 2013)
Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas. Alguns dos tipos de vírus mais comuns são apresentados nas afirmativas abaixo. Assinale o que NÃO se trata de um vírus.
A) Propaga-se de celular para celular por meio de bluetooth ou de mensagens MMS. A infecção ocorre quando um usuário permite o recebimento de um arquivo infectado e o executa. Após infectar o celular, pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria.
B) Recebido como um arquivo anexo a um e-mail , que tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo para que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.
C) Escrito em linguagem de script , recebido ao acessar uma página web ou por e-mail , como um arquivo anexo ou parte do próprio e-mail escrito em HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do browser e do leitor de e-mails do usuário.
D) Escrito em linguagem de macro e tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõem o Microsoft Office .
E) Após infectar um computador, tenta se propagar e continuar o processo de infecção. Para isso, necessita identificar os computadores alvos para os quais tentará se copiar, o que pode ser feito efetuando uma varredura na rede e identificando os computadores ativos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 98
Vamos para o Anterior: Exercício 96
Tente Este: Exercício 61
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Segurança da informação