FilosofiaDiversos
- (CESPE 2013)
A educação atual deve contemplar o ensino das ciências, das artes, das letras e da cultura clássica de forma integrada e harmônica, desvinculada de mitos e preconceitos. A filosofia, por exemplo, se abordada desde o início do processo de escolarização, auxiliará professores e alunos a perceberem as relações existentes entre as diversas disciplinas. Contudo, para tanto, não se pode conceber uma disciplina de filosofia de maneira isolada, na qual são ensinados conceitos e sistemas sem diálogo com o conjunto dos saberes. Nesse sentido, o filósofo deve-se informar das múltiplas linhas de pesquisa em andamento na escola, construindo, assim, um diálogo inter e transdisciplinar com esses conhecimentos.
Vanderlei Carbonara. Concepções ético-epistemológicas que fundamentam a ação interdisciplinar e transdisciplinar no ensino fundamental e médio . In : Celso Candido & Vanderlei Carbonara (Orgs.). Filosofia e ensino: um diálogo transdisciplinar . Ijuí: Unijuí, 2004, p. 103 (com adaptações).
Com referência ao assunto abordado no fragmento de texto acima, assinale a opção correta.
A) Os professores de filosofia devem dedicar-se unicamente a ensinar a cultura clássica.
B) O ensino de filosofia facilita a articulação das disciplinas, podendo ser um vetor de promoção das atividades interdisciplinares na escola.
C) A filosofia é pouco adequada ao diálogo inter e transdisciplinar, dado ser uma disciplina altamente conceitual.
D) A interdisciplinaridade é uma característica intrínseca ao contexto escolar e, consequentemente, ao ensino de filosofia, visto que saberes são produzidos a despeito do engajamento dos professores.
E) O professor de filosofia deve ensinar conceitos filosóficos desconsiderando o contexto escolar e atendendo às necessidades atuais.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 45
Vamos para o Anterior: Exercício 43
Tente Este: Exercício 72
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Filosofia