Procura

HistóriaConstrução do estado liberal: revolução francesa


EXERCÍCIOS - Exercício 15

  • (CEFET-AL 2013)

“A história moderna termina em 1789, com aquilo que a Revolução batizou de ‘Antigo Regime’. [...] 1789 é a chave para o antes e para o depois. Separe-os, e, portanto, os define, os ‘explica.”
(FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 1989. P. 17)
Através do texto acima, de François Furet, nos é possível perceber que, passados mais de 200 anos da Revolução Francesa, não há duvidas sobre o seu significado histórico e sua importância, particularmente para o mundo ocidental.
Acerca desse episódio da história ocidental, considere as afirmativas abaixo e escolha a que for verdadeira:



A) O ano de 1789, início do processo revolucionário francês é um marco consensualmente aceito por todas as historiografias como o início da Era Contemporânea.

B) Pode-se considerar a Revolução Francesa com uma revolução exclusivamente burguesa.

C) A burguesia, segmento social que esteve à frente do processo revolucionário, constituía-se em um grupo social homogêneo, com interesses comuns bem definidos.

D) A Revolução significava o novo, a justiça, a igualdade, a liberdade, a fraternidade, a limitação dos poderes e a democracia, embora o conceito atribuído a esses valores fosse relativizado pelos que estiveram à frente do movimento revolucionário de 1789.

E) A Revolução não pode ser considerada uma prova inequívoca da maturidade burguesa rumo à tomada do poder politico e a eliminação dos últimos entraves ao capitalismo, uma vez que, a mesma apoiou-se em outros segmentos sociais como os sans-culottes e o campesinato.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 16

Vamos para o Anterior: Exercício 14

Tente Este: Exercício 21

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.10ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.60ms))((ts_substr_im=0.99ms))
((total= 4ms))