Análise de balançosAnálise da alavancagem
- (IBFC 2013)
O grau de alavancagem financeira (GAF) representa a capacidade que os recursos de terceiros apresentam de elevar os resultados líquidos dos proprietários do capital. Nesse sentido, determinada empresa apresentava os seguintes índices entre o ano X1 e o ano X3, GAF: X1=1; X2= 1,1, e X3= 1,2.
Assim, analisando os índices de alavancagem financeira compreendida entre esses anos, pode- se afirmar que:
A) O retorno de investimento do capital emprestado, ao longo do período, excede o seu custo de captação, alavancando a rentabilidade dos acionistas.
B) O retorno de investimento do capital emprestado, ao longo do período, é menor do que o custo de captação, impedindo que a rentabilidade dos acionistas seja alavancada.
C) Em X1, o retorno do investimento corresponde a um acréscimo de 100% sobre o custo da dívida, alavancando a rentabilidade dos acionistas.
D) Em X1, o retorno do investimento corresponde a um decréscimo de 100% sobre o custo da dívida, impedindo que a rentabilidade dos acionistas seja alavancada
E) Os índices de alavancagem financeira apresentados são insuficientes para afirmar se há impacto do capital de terceiros sobre os resultados líquidos dos acionistas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 27
Vamos para o Anterior: Exercício 25
Tente Este: Exercício 28
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Análise de balanços