Procura

Governança de tiGerência de processos


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (FCC 2013)

O alinhamento estratégico entre TI e negócio consiste em entender os anseios estratégicos empresariais e traduzi-los com o objetivo de direcionar toda a infraestrutura de TI para gerar valor ao negócio. Neste contexto, utilizar o Lean Thinking(pensamento enxuto) pode ajudar a transformar a TI em um centro de valor, exercendo de fato um papel estratégico em busca do sucesso empresarial. Os 5 princípios Lean(Valor, Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo, Produção Puxada e Perfeição) são apresentados abaixo. A associação INCORRETA entre o princípio Leane sua definição aplicada à TI é apresentada em:


A) Valor: é um conceito básico, mas fundamental. Trata da mudança de percepção em que o usuário de TI torna-se um cliente dos serviços de TI. Cabe ao cliente definir o que é valor e à TI traduzi-lo de maneira a ser um norte em seus processos, serviços e ações estratégicas.

B) Fluxo de Valor : a TI deverá fazer uma reflexão sobre os seus processos internos, classificando-os em 3 tipos: os que de fato geram valor, aqueles que são necessários para o fluxo de processos e serviços, porém sem valor ao negócio e aqueles que são passíveis de eliminação (desperdícios). Por isso, a TI deverá captar a percepção de todos os stakeholders.

C) Fluxo Contínuo : deve-se direcionar o fluxo de processos de acordo com as demandas do cliente e a sua percepção de valor. O efeito imediato da criação de fluxos contínuos pode ser sentido na redução dos tempos de projetos, do tempo de atendimento a chamados e da ociosidade de recursos.

D) Produção Puxada : a TI passa de um estágio ativo para um estágio reativo, de forma que todas as ações de TI sejam pautadas, selecionadas e executadas de acordo com os critérios dos stakeholders e de acordo com a demanda estabelecida pelos técnicos de TI.

E) Perfeição : é aplicação do Kaizen , palavra japonesa que significa melhoria contínua. É a aplicação cíclica do processo de PDCA visando sempre a otimização e melhoria dos processos. Trata-se de engajar os colaboradores em torno da mentalidade Lean e fazer com que se crie um ambiente de constante reflexão, melhoria de processos e reavaliação cíclica dos 5 princípios.


VOLTAR ao índice: Governança de ti






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=8.24ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.48ms))((ts_substr_c=0.44ms))((ts_substr_im=0.87ms))
((total= 10ms))