Procura

Engenharia de softwareDesenvolvimento ágil


EXERCÍCIOS - Exercício 15

  • (FCC 2018)

Considere que uma equipe de Analistas de Tecnologia da Informação (TI) está aplicando uma técnica para priorização de escopo em um projeto ágil. As etapas da técnica são:

I. É criada uma lista de cartões com histórias ou funcionalidades que são relevantes ao desenvolvimento do projeto. Cada cartão possui um preço.

II. O projeto conta com recursos financeiros limitados, representados por notas de dinheiro. Esses recursos são distribuídos aos participantes da priorização (de 4 a 8, em geral) para que estes possam comprar os cartões da lista.

III. Os participantes conversam entre si e trabalham ativamente para avaliar e verificar quais cartões devem receber ofertas de seu dinheiro, julgando-os como os mais importantes.

IV. Quando todos terminam sem dinheiro (após intensa discussão e trocas de dinheiro ofertado aos cartões), é feita a priorização.

Esta técnica




A) é especialmente interessante, pois o dinheiro simula os recursos escassos de um projeto e, como cada stakeholder possui quantia suficiente para comprar integralmente um cartão, ele pode priorizar sozinho um item que julgar mais interessante que seja implementado.

B) é denominada planning poker e baseia-se no fato de que um cartão se torna de fato prioridade no projeto ágil se ele recebeu um valor mínimo equivalente ao valor necessário para sua compra, ou seja, para sua implementação.

C) baseia-se no Princípio de Pareto que determina que cada desenvolvedor deve trabalhar 5 horas por semana, para respeitar a relação de 90/18. Isso significa, por exemplo, que 90% do uso de um software se dá em apenas 18% das funcionalidades.

D) denomina-se buy a feature e a priorização se dá através da verificação de quanto cada cartão recebeu e os que receberam dinheiro suficiente para serem comprados são os mais prioritários.

E) é conhecida como budget poker game e a priorização se dá através da verificação de quantos participantes investiram dinheiro em cada um dos cartões e os que receberam mais ofertas de dinheiro de mais participantes são os mais prioritários.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 16

Vamos para o Anterior: Exercício 14

Tente Este: Exercício 159

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia de software






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+