Procura

Artes visuaisDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 60

  • (CESPE 2013)

Texto para a questão a seguir.

O canto orfeônico, introduzido no programa das escolas primárias e secundárias nas primeiras décadas do século XX, ainda reproduzia no cotidiano da ação docente, marcado por tendências pedagógicas da escola tradicional, uma noção utilitarista e imediatista da arte. Somente no final dos anos 60 e 70 do século XX, há a tentativa de aproximação entre as manifestações artísticas ocorridas fora e dentro da escola.

Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias. Fortaleza: SEDUC, 2008. (com adaptações)

Considerando o assunto abordado no texto acima, é correto afirmar que o ensino do canto orfeônico




A) estabeleceu conceitos de práticas pedagógicas que permaneceram atuais no ensino.

B) foi substituído, na organização do ensino da década de 60 do século passado, pela educação musical.

C) foi concebido pelo método de Heitor Villa-Lobos.

D) promoveu tendências pedagógicas tradicionais, devido ao grande número de professores capacitados.

E) manteve tendências pedagógicas tradicionais, suprimindo a manifestação folclórica.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 61

Vamos para o Anterior: Exercício 59

Tente Este: Exercício 68

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Artes visuais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+