Procura

PortuguêsFlexão verbal de tempo (presente pretérito futuro)


EXERCÍCIOS - Exercício 439

  • (CEPERJ 2013)

TEXTO 2
PENSAMENTOS DO MILLÔR
O Estado só deveria dar ao indivíduo, como educação, o aprendizado da leitura. Daí em diante o cidadão seria, do ponto de vista oficial, completamente deseducado, o Estado criando apenas vastíssimas bibliotecas e centros de informações, onde o cidadão pudesse encontrar todas (mas todas mesmo) as tendências culturais existentes. Ao chegar à puberdade (14, 15, 16, 17 anos ou quando ele próprio decidisse) o cidadão frequentaria centros de aprendizado técnico, onde lidaria com máquinas e instrumentos necessários a uma educação técnica, não abstrata. Os cidadãos interessados apenas em atividades abstratas – escrever, pintar, psicanalisar ou politicar – frequentariam, se quisessem, locais de discussão – ágoras modernas – mas continuariam, no sentido atual, totalmente autodidatas. O sistema educacional vigente é apenas uma maneira de levar a ignorância às suas extremas consequências.
(Millôr Fernandes, Definitivo)

“O Estado só deveriadar ao indivíduo...”; o emprego do futuro do pretérito, nesse caso, se justi? ca porque esse tempo verbal expressa:


A) uma ação que ainda vai realizar-se.

B) uma ordem ou recomendação moral.

C) um fato que se dará, dependendo de certa condição.

D) admiração por um fato se ter realizado.

E) uma ação hipotética, agora ou no futuro.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 440

Vamos para o Anterior: Exercício 438

Tente Este: Exercício 91

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.91ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.86ms))((ts_substr_c=2.37ms))((ts_substr_im=0.99ms))
((total= 8ms))