Procura

Engenharia de transportes e trânsitoDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 55

  • (ESAF 2013)

A sinalização permanente, composta em especial por sinais em placas e painéis, marcas viárias e dispositivos auxiliares, constitui-se num sistema de dispositivos fixos de controle de tráfego que, ao serem implantados nas rodovias , ordenam, advertem e orientam os seus usuários. De modo geral, a sinalização deve conquistar a atenção e a confiança do usuário, permitindo-lhe ainda um tempo de reação adequado. A conquista deste objetivo se dá pelo uso de sinais e marcas em dimensões e locais apropriados, e a escolha das dimensões e locais adequados depende, por sua vez, de um conjunto de fatores que compõem o ambiente rodoviário. Com relação a esse assunto, assinale a opção incorreta.



A) A sinalização horizontal representa o conjunto de dispositivos, símbolos e legendas aplicados sobre o revestimento de uma rodovia, obedecendo a um projeto específico desenvolvido para atender às condições de segurança e conforto do usuário.

B) As marcações de faixas longitudinais nas rodovias são do tipo contínua e descontínua, nas cores branca ou amarela, sendo executadas nas bordas e no eixo do pavimento, de acordo com o projeto de sinalização.

C) As tintas destinadas à pintura de sinalização horizontal devem possuir propriedades que permitam uma elevada resistência ao desgaste por abrasão pela incidência do tráfego, invariabilidade na sua cor, e elevada refletividade quando da incidência da luz dos veículos.

D) A sinalização vertical é constituída por dispositivos montados sobre suportes, no plano vertical, fixos ou móveis, por meio dos quais são apresentadas mensagens de caráter permanente e, eventualmente variáveis, através de legendas ou símbolos, com o propósito de regulamentar, advertir ou indicar o uso das vias pelos veículos e pedestres, da forma mais segura e e?ciente, visando ao conforto e segurança do usuário, e melhor fluxo do tráfego.

E) Os balizadores são dispositivos de sinalização horizontal, utilizados para delinear os bordos dos acostamentos e obstruções existentes.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 56

Vamos para o Anterior: Exercício 54

Tente Este: Exercício 62

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia de transportes e trânsito






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+