PedagogiaZabala
- (COTEC 2013)
No texto “A Prática Educativa. Como Ensinar", Antoni Zabala afirma que “Quando são homogeneizadoras, fechadas, rotineiras, a avaliação – na função formativa e reguladora que temos atribuído a ela – tem pouca margem para se transformar num fato habitual e cotidiano. Contrariamente, as propostas abertas, que favorecem a participação dos alunos e a possibilidade de observar, por parte dos professores, oferecem a oportunidade para uma avaliação que ajude a acompanhar todo o processo e, portanto, a assegurar sua idoneidade." Com essa afirmação, o autor defende uma prática avaliativa que
A) critica qualquer prática avaliativa por não se adequar à obtenção de resultados mensuráveis.
B) condena a ação de professores que, por qualquer forma, apontam os erros dos alunos.
C) exclui, definitivamente, a forma de avaliar através de provas coletivas ou individuais.
D) sugere a adoção de uma diversidade de formas e instrumentos avaliativos capazes de oferecer um diagnóstico mais justo do processo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 8
Vamos para o Anterior: Exercício 6
Tente Este: Exercício 3
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia