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PortuguêsConjunções: relação de causa e consequência


EXERCÍCIOS - Exercício 294

  • (FGV 2013)

A festa cristão

A Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo pelo vazio espiritual da moderna civilização. A decomposição das famílias, a violência, a corrupção, as drogas, a dissolução dos costumes e a falta de solidariedade com os menos afortunados seriam sintomas de um mundo sem fé.
“Ao lado do racionalismo grego, nada influenciou tanto a história do Ocidente quanto o cristianismo", registra o filósofo Karl Popper. “O cristianismo foi o principal ingrediente do pensamento europeu. Mesmo sob ataque, manteve seus críticos em sua órbita. São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus", observa o historiador Fernand Braudel. Humanistas prisioneiros de métodos científicos, desamparados pela fé, celebram também com o Papa Francisco “o Natal como anúncio de alegria, esperança e ternura".
O historiador Paul Johnson argumenta que “a ascensão cristã não foi acidental, mas sim o atendimento de uma ampla, urgente e mal formulada necessidade de um culto monoteísta no mundo grego. As divindades tribais não forneciam mais explicações satisfatórias para uma sociedade cosmopolita em expansão, com crescentes padrões de vida e pretensões intelectuais". Era a versão mediterrânea da globalização derrubando deuses locais.
O mesmo pode ser dito da contaminação viral das ideias socialistas. A “morte"de Deus e o “desencantamento"do mundo exigiram uma nova religião secular e universal. O marxismo e suas pretensas bases científicas revelaram‐se não apenas um formidável equívoco intelectual mas também um trágico experimento político, social e econômico. Mas disseminaram‐se por seu apelo a nossos ancestrais instintos de solidariedade e altruísmo, heranças da moralidade dos pequenos bandos e das grandes religiões. Pois, afinal, “a predisposição à crença religiosa é a mais complexa, poderosa e provavelmente irremovível força da natureza humana", considera o biólogo Edward Wilson.
Por outro lado, apesar de criticados por sua impessoalidade e incompreendidos pelas massas, os mercados globais formam uma extensa rede de cooperação social abrangendo bilhões de indivíduos. “Nossas dificuldades resultam de que precisamos ajustar nossas vidas, pensamentos e emoções a esses dois mundos diferentes", diagnostica o economista Friedrich von Hayek.
(Paulo Guedes, O Globo, 23/12/2013)
Em todos os segmentos do texto abaixo destacados há uma união  de termos por meio da conjunção “ e”.

O  segmento  em  que  os  termos  por  ela  unidos  apresentam-se  gramaticalmente diferentes dos outros é :


A) “A  Igreja  Católica  denuncia  a  amoralidade  e  o materialismo  pelo vazio espiritual da moderna civilização ”.


B) “ A  decomposição  das  famílias,  a  violência,  a  corrupção,  as  drogas, a dissolução dos costumes e a  falta de solidariedade  com  os menos  afortunados  seriam  sintomas  de  um mundo  sem fé ”.


C) “ São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade  cristã  até  mesmo  os  ateus”,  observa  o  historiador  Fernand  Braudel ”.


D) “Humanistas  prisioneiros  de  métodos  científicos,  desamparados  pela  fé,  celebram  também  com  o  Papa  Francisco  ‘o  Natal  como  anúncio  de  alegria,  esperança  e  ternura’ ”.


E) “ O historiador Paul Johnson argumenta que ‘a ascensão cristã  não  foi  acidental,  mas  sim  o  atendimento  de  uma  ampla,  urgente  e  mal  formulada  necessidade  de  um  culto  monoteísta no mundo grego’ ”.


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