HistóriaEra vargas – 1930-1954
- (CEFET-AL 2013)
O Governo Vargas foi marcado por interrupções e retorno, governou sucessivamente por 15 anos (1930 - 1945), foi deposto e retornou em 1950. Apesar da descontinuidade, Vargas implementou um padrão ideológico, que podemos explicitar, no campo educacional, pela melhor alternativa abaixo.
A) O processo educacional no governo Vargas apresentava nítidas concepções fascistas, priorizando a formação das crianças e jovens, dificultando o surgimento de universidades e perseguindo intelectuais universitários.
B) Apresentou uma visão centralizadora, visava formar uma ampla elite, embora de conteúdo autoritário, não promoveu um rigoroso patrulhamento ideológico na educação.
C) O modelo educacional no governo Vargas ficou caracterizado pelo respeito a autonomia universitária e pela livre circulação de ideias.
D) Apresentou um discurso liberal, defendendo a democratização do ensino, a educação sendo encarada como um problema técnico e não um problema de ordem social.
E) Entendia que a educação deveria trabalhar numa perspectiva de preparar o capital humano, condicionando para o mundo do trabalho.
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