PsicologiaTeoria familiar sistêmica
- (VUNESP 2018)
No atendimento e na orientação às demandas que as famílias enfrentam na atualidade identifica-se uma multiplicidade de abordagens. No entanto, existe uma coerência epistemológica que une as práticas pós-modernas em terapia familiar em torno de alguns pressupostos teóricos comuns. Um desses pressupostos trata da
A) concepção essencialista de self, compreendido como uma construção em um contexto de relações e práticas discursivas entre os integrantes da família.
B) crença de que toda mudança na situação de crise familiar é responsabilidade e especialidade do terapeuta, elemento que dirige a conversação terapêutica.
C) consciência de que o terapeuta constrói no sistema terapêutico, em ação conjunta com a família, a definição do problema e das possibilidades para mudança.
D) confiança de que os recursos para resolução dos problemas familiares independem da situação que se identifica na comunidade na qual um grupo familiar está inserido.
E) ideia de que a reflexão e o diálogo entre os diferentes membros do grupo familiar precisa, para se estabelecer, da intervenção da figura do terapeuta.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 43
VOLTAR ao índice: Psicologia