Artes visuaisDiversos
- (CESPE 2013)
Texto para a questão a seguir.
O canto orfeônico, introduzido no programa das escolas primárias e secundárias nas primeiras décadas do século XX, ainda reproduzia no cotidiano da ação docente, marcado por tendências pedagógicas da escola tradicional, uma noção utilitarista e imediatista da arte. Somente no final dos anos 60 e 70 do século XX, há a tentativa de aproximação entre as manifestações artísticas ocorridas fora e dentro da escola.
Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias. Fortaleza: SEDUC, 2008. (com adaptações)
Ainda com relação ao texto acima, assinale a opção correta no que
diz respeito à relação entre a escola e o contexto sociocultural do
ensino de música nos anos de 1960 e 1970.
A) O folclore, rejeitado pelo canto orfeônico, tornou-se base da educação musical.
B) O método do canto orfeônico difundiu-se da escola para os conservatórios.
C) O ensino dos conservatórios e das escolas de música mudou para as escolas.
D) O cenário musical, caracterizado pelos festivais da canção, impactou o ensino.
E) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1961 equilibrou o ensino de música combinando o canto orfeônico com os festivais de canção popular.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 44
Vamos para o Anterior: Exercício 42
Tente Este: Exercício 76
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes visuais