Procura

Artes visuaisDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 43

  • (CESPE 2013)

Texto para a questão a seguir.

O canto orfeônico, introduzido no programa das escolas primárias e secundárias nas primeiras décadas do século XX, ainda reproduzia no cotidiano da ação docente, marcado por tendências pedagógicas da escola tradicional, uma noção utilitarista e imediatista da arte. Somente no final dos anos 60 e 70 do século XX, há a tentativa de aproximação entre as manifestações artísticas ocorridas fora e dentro da escola.

Secretaria da Educação do Ceará. Metodologias de Apoio: áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias. Fortaleza: SEDUC, 2008. (com adaptações)

Ainda com relação ao texto acima, assinale a opção correta no que diz respeito à relação entre a escola e o contexto sociocultural do ensino de música nos anos de 1960 e 1970.




A) O folclore, rejeitado pelo canto orfeônico, tornou-se base da educação musical.

B) O método do canto orfeônico difundiu-se da escola para os conservatórios.

C) O ensino dos conservatórios e das escolas de música mudou para as escolas.

D) O cenário musical, caracterizado pelos festivais da canção, impactou o ensino.

E) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1961 equilibrou o ensino de música combinando o canto orfeônico com os festivais de canção popular.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 44

Vamos para o Anterior: Exercício 42

Tente Este: Exercício 76

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Artes visuais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=52.73ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.75ms))((ts_substr_c=1.05ms))((ts_substr_im=0.90ms))
((total= 56ms))