Procura

HistóriaMedievalidade europeia


EXERCÍCIOS - Exercício 19

  • (IBFC 2013)

Um dos nomes mais importantes da Escola dos Annales foi o historiador medievalista francês Marc Bloch. Sua proposta epistêmica buscou romper com o paradigma positivista em que a ciência histórica estava apoiada no início do século XX, problematizando a própria noção de história, que naquele momento definia o passado como um dado rígido, inalterável. Em Apologia da História , publicado em 1949 por Lucien Febvre ou O Ofício do Historiador (2002), último texto escrito por Bloch, inacabado por causa da sentença de fuzilado imposta pela Gestapo em 1944, na cidade francesa de Saint Didier de Formans, por ter participado da Resistência em Lion contra o nazismo alemão, o referido livro traz grandes contribuições metodológicas para as ciências humanas, tendo influenciado muitos historiadores como Braudel, Duby, Le Goff, Ferro, Lepetit, entre outros. Dentre as contribuições conceituais desenvolvidas pela Escola dos Annales , também chamada posteriormente de História Nova, destacamos algumas noções desenvolvidas por essa corrente teórica:
I. História de longa duração;
II. História das mentalidades;
III. História das multidões e das massas.
Indique a opção que representa os conceitos desenvolvidos por tal escola teórica:


A) I e III, apenas.

B) I e II, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I, II e III.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 20

Vamos para o Anterior: Exercício 18

Tente Este: Exercício 38

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.90ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.95ms))((ts_substr_im=0.97ms))
((total= 5ms))