Administração públicaAdministração pública patrimonialista
- (SUGEP - UFRPE 2013)
Quatro modelos organizacionais podem ser identificados na Administração Pública: burocrático, administração pública gerencial, governo empreendedor e governança pública. Embora existam diferenças fundamentais em cada um, existe um elemento comum a esses modelos. Sobre os quatro modelos mencionados, é corretoafirmar que:
A) colocam ênfase no controle, embora as diferentes interpretações guardem sua essência como função administrativa.
B) reconhecem que a cultura organizacional, por constituir a base do funcionamento das entidades públicas, não há como ser modificada.
C) apontam o hibridismo observado na administração pública brasileira, com suas múltiplas coexistências de práticas burocráticas e gerenciais, como uma característica que favorece a aplicabilidade do empreendedorismo no setor público brasileiro.
D) defendem a transparência pública e estimulam a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
E) identificam a persistência de fragmentos da burocracia weberiana nas organizações públicas como uma indicação de que as rupturas na passagem de um modelo para outro ocorrem sem resistências à mudança e são encaradas com naturalidade pelos envolvidos no processo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 35
Vamos para o Anterior: Exercício 33
Tente Este: Exercício 26
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração pública