Procura

PortuguêsFunções morfossintáticas da palavra que


EXERCÍCIOS - Exercício 127

  • (TJ-PR 2013)

A Praga que ficou na Idade Média
Felipe van
Deursen Kutná Hora cresceu graças a suas grandes minas de prata em uma época anterior às colônias da América. Com isso, estima-se que 1/3 da prata da Europa saía da cidade. O metal enriqueceu o antigo reino da Boêmia até o século 15, período em que a maioria dos prédios históricos da capital, Praga, foi construída. Assim, as minas ajudaram a forjar uma das mais lindas cidades do mundo – mas ela não reinava sozinha. Por três séculos, Kutná Hora foi uma rival à altura em importância cultural e econômica. Isso até os tempos de bonança acabarem, no século 16. A Boêmia foi anexada à poderosa Áustria, que reprimiu revoltas. A maior mina de prata foi destruída em uma inundação. Por fim, a peste, a Guerra dos Trinta Anos e um incêndio em 1770 acabaram com a cidade. Pobre e largada, ela nunca voltou a ser o que era. Hoje na lista dos patrimônios da Unesco, Kutná Hora tem uma atmosfera sinistra: no outono, é possível andar pelas ruas sem cruzar com ninguém. E o que mais atrai visitantes à cidade, dominada pelo cheiro de tabaco de uma fábrica da Philip Morris, não é a catedral de Santa Bárbara e suas três torres em formato de lona de circo, mas o Ossuário de Sedlec. Nos tempos barra-pesada, morreu tanta gente que o cemitério não deu conta e o ossuário acumulou milhares de ossadas, largadas. Até que em 1870 um artesão decidiu fazer esculturas com os ossos. A atração reforça o clima lúgubre daqui. Dá frio na espinha. Sem multidões, sem vida cultural intensa, 500 anos de decadência pairam no ar numa beleza melancólica. É a cidade que poderia ser Praga. Mas não foi.
(Revista Superinteressante, 328: 53, janeiro de 2014.)

Sobre as relações sintáticas da palavra “que”, no texto, considere as seguintes afirmativas: 1. Na linha 2, a palavra “que” introduz um complemento do verbo “estimar”, ligado a ele por preposição. 2. Na linha 7, a palavra “que” é um pronome relativo, cujo antecedente é a expressão “pobre e largada”. 3. Na linha 10, a palavra “que” introduz uma relação de consequência entre a sentença que ela inicia e a anterior. 4. Na linha 13, a palavra “que” é um pronome relativo, cujo antecedente é o termo “cidade”. Assinale a alternativa correta.


A) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 128

Vamos para o Anterior: Exercício 126

Tente Este: Exercício 125

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.78ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.61ms))((ts_substr_c=1.73ms))((ts_substr_im=0.88ms))
((total= 9ms))