Procura

Auditoria governamentalConceitos básicos origem e evolução


EXERCÍCIOS - Exercício 8

  • (FUNCEFET 2014)

A auditoria surgiu devido à necessidade de confirmação de registros contábeis, em função do aparecimento das grandes empresas e da taxação do imposto de renda, esta baseada nos resultados apurados em balancos. Sua evolução ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico e ao surgimento de grandes empresas formadas por capitais de muitas pessoas, que tem na confirmação dos registros contábeis uma garantia de proteção ao seu patrimônio, o que lhes possibilitou a obtenção de maiores volumes de financiamentos e recursos de investidores, para a expansão dos negócios em virtude da abertura dos mercados e do acirramento das concorrências. Por isso é que, ate os dias atuais, a auditoria contábil ainda é a vertente mais conhecida da atividade auditoria, muito embora, no setor público brasileiro, não seja esse o ramo prevalecente. Assinale a única opção errada:


A) Um dos principais objetivos da auditoria, como técnica contábil, é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis, por parte dos usuários, mediante a expressão de opinião, pelo auditor, sobre a adequação das demonstrações contábeis publicadas, no que diz respeito aos seus aspectos relevantes.

B) A auditoria é uma técnica adotada para confirmar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis, por meio do exame de documentos, livros e registros contábeis. Ela pode ser interna ou externa. A externa é promovida pelos tribunais e conselhos de contas e a interna é promovida pelos auditores internos ou pelos auditores independentes.

C) Se de um lado a auditoria auxilia o administrador, confirmando os registros contábeis e completando os fins informativos da Contabilidade, por outro fiscaliza a própria administração, cujos erros, omissões ou fraudes podem ser por ela apontados.

D) A auditoria governamental é o exame efetuado em entidades da administração direta e indireta, em funções, subfunções, programas, acoes (projetos, atividades e operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais, serviços, sistemas e sobre a guarda e a aplicação de recursos públicos por outros responsáveis, em relação aos aspectos contábeis, orçamentários, financeiros, econômicos, patrimoniais e operacionais, assim como acerca da confiabilidade do sistema de controle interno (SCI).

E) A auditoria tem como objeto o conjunto de todos os elementos de controle do patrimônio administrado, os quais compreendem registros contábeis, papeis, documentos, fichas, arquivos e anotações que comprovem a veracidade dos registros e a legitimidade dos atos da administração.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 9

Vamos para o Anterior: Exercício 7

Tente Este: Exercício 34

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Auditoria governamental






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.96ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=0.52ms))((ts_substr_im=0.94ms))
((total= 5ms))