PsicologiaTranstornos do neurodesenvolvimento
- (FGV 2014)
De acordo com pesquisas acadêmicas recentes, o TDAH, o transtorno desafiador opositivo e o transtorno de conduta lideram a lista dos transtornos mais diagnosticados por neuropediatras e psiquiatras infantis na atualidade, sendo a prevalência destes estimada em 3% a 6% da população infantil e, dependendo do critério utilizado, podendo chegar a 26% da mesma população. Uma análise crítica desse fenômeno permite concluir que
A) as descobertas sobre os mecanismos neuroquímicos e o desenvolvimento de novos psicofármacos permitiram diagnósticos mais acurados e tratamentos mais adequados às patologias neuropsiquiátricas da população infanto-juvenil.
B) atualmente, a medicalização tem sido utilizada não apenas como a principal forma de “tratamento da criança”, mas como dispositivo de vigilância e controle que as instâncias tutelares realizam sobre a família e a criança.
C) a escola é o locus privilegiado para o diagnóstico dos distúrbios de aprendizagem e de comportamento das crianças, suprindo a insuficiência ou deficiência da intervenção parental na percepção e manejo destes distúrbios.
D) a medicalização da criança em idade escolar decorre de um olhar científico sobre a doença em seus aspectos genéticos e bioquímicos, livre de desvios ideológicos sobre sua dimensão psíquica, histórica ou social.
E) a epidemia de crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH e transtornos de conduta alerta as autoridades responsáveis por programas de epidemiologia e saúde pública para as deficiências nas ações de prevenção primária.
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