Comunicação socialCritérios de noticiabilidade
- (VUNESP 2018)
Os grandes jornais diários orientam os seus profissionais para que obedeçam a determinados critérios que servem para definir a importância da notícia. Entre eles, existem alguns que são recorrentes a quase todas as redações. É o caso
A) da proximidade , porque quanto mais pessoas puderem se identificar com o personagem da situação noticiada, mais importante ela será.
B) do interesse , que determina que quanto mais pessoas possam ter a vida afetada pela notícia, mais importante ela é.
C) do ineditismo , porque a notícia menos provável é mais importante do que a notícia esperada.
D) da empatia , quanto mais curiosidade ela desperta na audiência, mais importante ela será.
E) do apelo , quanto mais perto estiver o leitor do fato jornalístico, mais importante a notícia gerada será para esse leitor.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 7
Vamos para o Anterior: Exercício 5
Tente Este: Exercício 14
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Comunicação social