Procura

Auditoria governamentalProcedimentos e técnicas de auditoria


EXERCÍCIOS - Exercício 35

  • (FUNCEFET 2014)

Em termos gerais, Auditoria é o exame independente, objetivo e sistemático de dada matéria, baseado em normas técnicas e profissionais, no qual se confronta uma condição com determinado critério com o fim de emitir uma opinião ou comentários. Especificamente, Auditoria Operacional consiste no exame de funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades, operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais, serviços e sistemas governamentais com o objetivo de se emitir comentários sobre o desempenho dos órgãos e das entidades da Administração Publica e o resultado das políticas, programas e projetos públicos, pautado em critérios de economicidade, eficiência, eficacia, efetividade, equidade, ética e proteção ao meio ambiente, alem dos aspectos de legalidade. Assinale a única opção errada:



A) Economicidade: refere-se à alternativa mais racional (binômio preço x qualidade) para a solução de um determinado problema. Quando relacionado às aquisições, refere-se à oportunidade de redução de custos na compra de bens ou serviços, mantendo-se um nível adequado de qualidade.

B) Procedimentos de auditoria: ações, atos e técnicas sistematicamente ordenados, em sequência racional e lógica, a serem executados durante os trabalhos, indicando ao profissional de auditoria governamental o que e como fazer para realizar seus exames, pesquisas e avaliações, e como obter as evidências comprobatórias necessárias para a consecução dos objetivos dos trabalhos e para suportar a sua opinião.

C) Materialidade: critério de avaliação de elementos qualitativos, representativos em determinado contexto, pertinentes ao objeto da auditoria governamental ou que se tenha deles provável influência nos resultados das auditorias.

D) Efetividade: refere-se ao resultado real obtido pelos destinatários das políticas, dos programas e dos projetos públicos. E o impacto proporcionado pela ação governamental.

E) Eficiência: racionalidade com que os recursos alocados a determinados programas governamentais são aplicados. Refere-se à extensão em que a unidade econômica maximiza seus benefícios com um mínimo de utilização de tempo e recursos. Preocupa-se com os meios, os métodos e os procedimentos planejados e organizados, a fim de assegurar a otimização da utilização dos recursos disponíveis.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 36

Vamos para o Anterior: Exercício 34

Tente Este: Exercício 24

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Auditoria governamental






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.45ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=2.70ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 9ms))