Procura

ArquivologiaTipologia documental


EXERCÍCIOS - Exercício 181

  • (Quadrix 2014)

Texto Introdutório para resolução da questão.

A gestão de documentos caracteriza-se pela administração da produção, tramitação, organização, uso e avaliação de documentos mediante técnicas e práticas arquivísticas, visando à racionalização e eficiência dos arquivos.
Diariamente milhares de documentos são produzidos e protocolados veiculando informações de grande valor e, após a consecução dos respectivos processos que lhes deram causa, permanecem arquivados e estão  disponíveis para recuperação das informações e preservação da memória institucional.
A guarda de documentos é uma das funções em que a tecnologia da informação vem atuando com eficiência, no sentido de resolver uma questão crucial no mundo moderno: o espaço físico para armazenar, organizar e gerenciar dados e informações.


O Dicionário Brasileiro Globo, da Globo Editora - 44º Edição, define o vocábulo "Documento" como uma declaração escrita para servir de prova; título; demonstração; testemunho; confirmação. No meio empresarial são os papéis contendo informações que ajudam a tomar decisões, comunicam decisões tomadas, registram assuntos de interesse da organização ou do indivíduo. O documento que contém todos os detalhes e informações técnicas, padrões, especificações, tabelas etc., para a operação segura dos processos de trabalho a nível imediato, de curto prazo, é classificado como um documento de:


A) nível estratégico.

B) nível tático.

C) nível operacional.

D) nível intermediário.

E) nível secundário.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 182

Vamos para o Anterior: Exercício 180

Tente Este: Exercício 382

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Arquivologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=11.94ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=3.43ms))((ts_substr_im=1.14ms))
((total= 17ms))