PortuguêsUso das aspas
- (VUNESP 2018)
Leia o texto para responder a questão abaixo.
Black Friday? Levantamento feito pela Folha* mostrou que boa parte dos “descontos” oferecidos nesta sexta-feira não passa de manipulações até meio infantis de preços, com o objetivo de iludir o consumidor.
Antes, porém, de imprecar contra a ganância dos capitalistas, convém perguntar se os consumidores não desejam ser enganados. E há motivos para acreditar que pelo menos uma parte deles queira.
No recém-lançado Dollars and Sense (dinheiro e juízo), Dan Ariely e Jeff Kreisler relatam um experimento natural que mostra que pessoas podem optar por ser “ludibriadas” voluntariamente e que, em algum recôndito do cérebro, isso faz sentido.
A JCPenney é uma centenária loja de departamentos dos EUA que se celebrizou por jogar seus preços na lua para depois oferecer descontos “irresistíveis”. Ao fim e ao cabo, os preços efetivamente praticados estavam em linha com os da concorrência, mas os truques utilizados proporcionavam aos consumidores a sensação, ainda que ilusória, de ter feito um bom negócio, o que lhes dava prazer.
Em 2012, o então novo diretor executivo da empresa Ron Johnson, numa tentativa de modernização, resolveu acabar com a ginástica de remarcações e descontos e adotar uma política de preços “justa e transparente”.
Os clientes odiaram. Em um ano, a companhia perdera US$ 985 milhões e Johnson ficou sem emprego. Logo em seguida, a JCPenney remarcou os preços de vários de seus itens em até 60% para voltar a praticar os descontos irresistíveis. Como escrevem Ariely e Kreisler, “os clientes da JCPenney votaram com suas carteiras e escolheram ser manipulados”.
Num mundo em que o cliente sempre tem razão, não é tão espantoso que empresas se dediquem a vender-lhe as fantasias que deseja usar, mesmo que possam ser desmascaradas com um clique de computador.
*Jornal Folha de São Paulo
Considere os seguintes trechos do texto:
• ... boa parte dos “descontos” oferecidos nesta sexta-feira não passa de manipulações... (1 o parágrafo)
• ... para depois oferecer descontos “irresistíveis” . (4 o parágrafo)
As aspas são empregadas nas palavras em destaque,
nesse contexto, com a finalidade de
A) relativizar o sentido dessas palavras, indicando que a ideia de descontos irresistíveis é questionável.
B) ironizar o resultado do estudo em que se defende que alguns descontos são apenas aparentes.
C) enfatizar a ideia de que os consumidores são criteriosos e resistem às promoções oferecidas pelo comércio.
D) indicar que essas informações destacadas foram extraídas do estudo referido no texto e que devem ser creditadas a ele.
E) indicar que são citações do jornal que fez o levantamento e do autor do experimento, respectivamente.
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