Engenharia civilResistencia dos materiais
- (FUNCAB 2014)
A norma ABNT NBR 8800/2008 (projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios) estabelece que a resistência de cálculo de um material (f d) deve ser determinada a partir da resistência característica ou nominal (f k) minorada de um coeficiente de ponderação da resistência (ɣ m) composto de três parcelas que consideram:
A) variabilidade da resistência dos materiais envolvidos; simultaneidade desfavorável das ações; desvios gerados na construção e as aproximações feitas em projeto do ponto de vista das resistências.
B) desvios gerados na construção e as aproximações feitas em projeto do ponto de vista das resistências; simultaneidade desfavorável das ações; diferença entre a resistência do material no corpo de prova e na estrutura.
C) variabilidade da resistência dos materiais envolvidos; diferença entre a resistência do material no corpo de prova e na estrutura; desvios gerados na construção e as aproximações feitas em projeto do ponto de vista das resistências.
D) diferença entre a resistência do material no corpo de prova e na estrutura; deterioração do material ao longo do tempo; simultaneidade desfavorável das ações.
E) variabilidade da resistência dos materiais envolvidos; desvios gerados na construção e as aproximações feitas em projeto do ponto de vista das resistências; deterioração do material ao longo do tempo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 92
Vamos para o Anterior: Exercício 90
Tente Este: Exercício 84
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia civil