Procura

HistóriaGuerra fria e seus desdobramentos


EXERCÍCIOS - Exercício 16

  • (IDECAN 2014)

“Por volta das 19h00, muitos dos alemães que se reuniram nas Portas de Brandeburgo começaram a olhar para o relógio. O presidente da Câmara de Berlim, Klaus Wowereit, tinha anunciado que os 8.000 balões que desde sexta‐feira criaram uma “fronteira luminosa” no local por onde antes passava o muro seriam soltos a essa hora. Mas nada aconteceu. Então, Mikhail Gorbachev libertou o primeiro balão. E, 25 anos depois, o muro luminoso desfez‐se no céu nublado de Berlim.“Gorbi, Gorbi!” Assim que o rosto do antigo líder da União Soviética apareceu nos ecrãs gigantes instalados junto ao palco, milhares de pessoas aplaudiram e festejaram, gritando, em coro, o carinhoso diminutivo.”
(Disponível em: http://observador.pt/2014/11/09/25‐anos‐depois‐gorbachev‐libertou‐o‐muro‐luminoso‐de‐berlim/, em 09/11/2014, às 23h46)

A queda do muro de Berlim, na Alemanha, em 9 de novembro de 1989, é considerada um dos mais marcantes fatos históricos do final do século XX, por representar o


A) fim da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

B) isolamento e a dissolução da União Soviética com a extinção completa dos regimes comunistas no planeta.

C) processo de reunificação europeu que culminou na implantação da União Europeia com sede na Alemanha unificada.

D) término dos regimes monárquicos na Europa, com a democratização e a unificação de todas as nações na Comunidade Econômica Europeia.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 17

Vamos para o Anterior: Exercício 15

Tente Este: Exercício 47

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+