PedagogiaGestão democrática
- (FUNRIO 2014)
"Democratizar é a conquista de poder por quem não o tem." (GHANEN, 1998 apud Lück,2010).
Segundo o instrumento do MEC – Ministério da Educação – de sua Secretaria de Educação Especial, denominado “Educação Inclusiva: a Fundamentação Filosófica", entendemos que o ideário de se ter uma sociedade inclusiva se fundamenta numa visão filosófica que identifica e “valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade." Assim sendo, reconhecendo esse princípio e o cenário ético dos Direitos Humanos, ele assinala a necessidade de se assegurar o acesso e a participação de todos, bem como vivenciar todas as oportunidades, independentemente das singularidades de cada sujeito e/ou grupo social.
Já que são as múltiplas facetas da gestão democrática, diretamente associadas entre si e que têm a ver com as estruturas e expressões de poder na escola, Lück (2010) sinaliza que esse gestor deve promover...
A) a descentralização, democratização da escola, construção da autonomia, participações coletivas e individuais.
B) a centralização e tomadas de decisões a serem traçadas pela equipe técnico/administrativa da organização.
C) a perpetuação de modelo estático e segmentado de escola e de sua administração escolar e pedagógica.
D) a centralidade dos recursos materiais, humanos, financeiros e pedagógicos em sua liderança administrativa.
E) os desdobramentos de sua prática administrativa concreta frente o cumprimento das demandas do sistema central.
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