Procura

Administração financeira e orçamentáriaEspécies tipos ou técnicas de orçamento


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (COMPERVE 2014)

O orçamento público passou por grandes evoluções: inicialmente, era focado nos insumos, em seguida, surgiram os orçamentos focados nos resultados. O Orçamento Base Zero se caracteriza por:


A) inferir, no final do exercício ou do período sugerido estrategicamente, se os produtos, gerados pelas ações governamentais, atenderam as metas, objetivos e diretrizes estabelecidas previamente, sob a égide da eficiência, eficácia e efetividade dos resultados.

B) ter uma participação direta e efetiva das comunidades na elaboração da proposta orçamentária de Governo. Inspira-se nos princípios democráticos e no postulado da cidadania participativa. A sociedade civil é ouvida quando da definição das metas e dos programas prioritários.

C) fazer um reexame crítico dos dispêndios de cada área governamental. Exige que o administrador, a cada exercício, justifique detalhadamente os recursos solicitados; tem como características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente.

D) dar ênfase nos resultados, procurando saber daquilo que o governo faz e não do que ele compra, porém não há nenhuma vinculação do orçamento ao planejamento governamental. Inspira-se no princípio democrático, redefinindo prioridades, com o objetivo na efetividade dos resultados.


VOLTAR ao índice: Administração financeira e orçamentária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=7.01ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.48ms))((ts_substr_c=0.48ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 9ms))