OdontologiaCariologia
- (FCC 2018)
Atenção : Para responder a questão abaixo, considere as informações a seguir:
Paciente com 38 anos de idade, sexo feminino, busca atendimento odontológico com queixa de dor no dente 13. Durante a
breve anamnese, a paciente relata que tem sentido um mal-estar, com perda de apetite, febrícula, náuseas e vômitos. Com relação ao
dente 13, a paciente refere que a dor é intermitente e, ao ingerir bebidas geladas, ela sente dor intensa e prolongada. O exame clínico
mostra uma restauração Classe I I I em resina composta na face mesial do dente 13 com infiltração. O exame radiográfico mostra
uma restauração profunda com recidiva de cárie e aumento do espaço do ligamento periodontal.
Entre os procedimentos adotados pelos profissionais de odontologia, durante o atendimento à paciente, inclui-se
A) não reencapar ou retirar a agulha da seringa com as mãos sem luvas, devido ao risco de transmissão de doença meningocócica por contato com a pele com dermatite.
B) não utilizar os dedos como anteparo diante de instrumentos perfurocortantes, devido ao risco de transmissão de hepatite C por exposição percutânea.
C) efetuar a desinfecção concorrente das secreções e dos instrumentos contaminados, devido ao risco de transmissão da mononucleose por exposição cutânea.
D) colocar os coletores específicos para descarte de material perfuro cortante próximo ao local onde é realizado o procedimento e não ultrapassar o limite de dois terços de sua capacidade devido ao risco de transmissão de rubéola por exposição mucosa.
E) desprezar todo o material perfurocortante, mesmo que estéril, em recipiente com tampa e resistente à perfuração, devido ao risco de transmissão de herpes por exposição cutânea.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 11
VOLTAR ao índice: Odontologia