Direitos humanosEducação e cultura em direitos humanos
- (IF-PE 2014)
"A Educação em Direitos Humanos emerge como uma forte necessidade capaz de reposicionar os compromissos nacionais com a formação de sujeitos de direitos e de responsabilidades. Ela poderá influenciar na construção e na consolidação da democracia como um processo para o fortalecimento de comunidades e grupos tradicionalmente excluídos dos seus direitos". (BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 08/2012, de 06 de março de 2012 . Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: 2012.)
Sobre a Educação em Direitos Humanos, é CORRETO afirmar que
A) igualdade e diversidade são dois conceitos antagônicos e, por isso, não podem coexistir numa sociedade que respeita os direitos humanos.
B) a sociedade brasileira já superou as suas contradições a partir da construção de uma cultura dos Direitos Humanos.
C) a implementação da Educação para os Direitos Humanos requer a discussão sobre concepções e práticas a partir da Educação Superior.
D) a prática escolar deve ser orientada para a Educação em Direitos Humanos, assegurando o seu caráter transversal e a relação dialógica entre os diversos atores sociais.
E) a criação de uma legislação para a defesa dos direitos humanos por si só garante a efetivação de uma cultura dos Direitos Humanos.
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