Procura

HistóriaGuerra fria e seus desdobramentos


EXERCÍCIOS - Exercício 14

  • (IF-MT 2014)

Em 1962, o então líder soviético Nikita Kruschev, em represália à instalação de mísseis na Turquia, decidiu fazer o mesmo em Cuba, dando início à chamada “crise dos mísseis”, um exercício de força e de propaganda que, por alguns dias, deixou a humanidade à beira de mais um conflito mundial, desta feita com a possibilidade do recurso às armas nucleares de destruição em massa. Sobre o contexto da Guerra Fria, no qual esse episódio se insere, assinale a afirmativa correta.


A) A retórica apocalíptica e o radicalismo político dos E.U.A. e U.R.S.S. impuseram uma série de escaramuças militares que envolveram diretamente as forças armadas desses dois países.

B) O principal palco de luta das superpotências pelo estabelecimento de áreas de influência aconteceu na Ásia e na África com a dissolução dos antigos impérios coloniais.

C) Os presidentes norte-americanos tiveram que combater uma forte oposição de cunho socialista no Congresso dos E.U.A. liderada pelo senador Joseph McCarthy.

D) Em relação à América Latina, esse período trouxe o decisivo apoio norte-americano à implantação e manutenção de governos democráticos na região, como o de Salvador Allende no Chile e o de João Goulart no Brasil.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 15

Vamos para o Anterior: Exercício 13

Tente Este: Exercício 65

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.28ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=0.58ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 6ms))