OdontologiaRestaurações diretas e indiretas
- (FCC 2015)
A reconstrução de dentes tratados endodonticamente requer frequentemente a utilização de pinos e núcleos para o restabelecimento da estética e da função. A realização de procedimentos deste tipo deve levar em consideração várias características anatômicas e clínicas, EXCETO:
A) O tamanho e a forma do remanescente radicular determinam o comprimento e a forma do pino e devem ser considerados na seleção do pino ideal. É importante que se preserve de 3 a 5 mm de guta-percha para manutenção do selamento apical e evitar a contaminação do canal pela exposição no ato da desobturação de canais secundários ou laterais.
B) Quando a raiz é curta, a utilização de pinos com paredes paralelas e agentes cimentantes reforçados com resina podem compensar a redução do comprimento do pino.
C) Em molares com raízes curtas pode-se utilizar mais de um pino intrarradicular para promover a retenção adicional do núcleo.
D) O diâmetro dos pinos intrarradiculares devem satisfazer os requisitos de rigidez, retenção e preservação do remanescente dentinário de forma a diminuir os riscos de fratura.
E) Pinos não metálicos apresentam melhores resultados quando empregados na presença de perda da estrutura dental de moderada a severa e o núcleo metálico fundido pode ser usado quando há bom suporte de remanescente dentinário.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 19
Vamos para o Anterior: Exercício 17
Tente Este: Exercício 144
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Odontologia