Procura

PortuguêsMorfologia - pronomes


EXERCÍCIOS - Exercício 34

  • (Instituto Acesso 2015)

A  questão abaixo tomarão por base o seguinte resumo de filme, transcrito de um site sobre lançamentos no cinema:
Dois garotos encontram uma viatura deixada no meio do nada. Eles decidem se divertir um pouco, cujo porta-malas esconde algo. Não demora muito para o xerife Kretzer (Kevin Bacon) ficar sabendo disso. Ele então começa a ameaçar os garotos, caso eles contassem para alguém o que tem no porta-malas.

Quanto ao trecho “cujo porta-malas esconde algo”, é correto afirmar que o pronome relativo “cujo” está empregado de modo vicioso. Para corrigir essa falha textual e manter as informações sobre o filme, uma solução seria:


A) deslocar o pronome para junto da palavra “viatura”, substantivo ao qual se refere: “Dois garotos encontram uma viatura, cujo porta-malas esconde algo, deixada no meio do nada.”

B) inverter a ordem dos segmentos a fim de dar mais clareza à frase: “Como o porta-malas esconde algo, eles decidem se divertir um pouco.”

C) acrescentar a expressão que retoma seu antecedente e assim evitar o problema sintático: “Eles decidem se divertir um pouco, cujo porta-malas da viatura esconde algo.”

D) antecipar o relativo para a frase inicial, onde está seu antecedente “viatura”: “Dois garotos encontram uma viatura deixada no meio do nada, cujo porta-malas esconde algo.”

E) substituir “cujo” por uma expressão concessiva que fizesse uma conexão lógica: “Eles decidem se divertir um pouco, a despeito de saberem que o porta-malas esconde algo.”


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 35

Vamos para o Anterior: Exercício 33

Tente Este: Exercício 32

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.13ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=0.64ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 6ms))