Procura

Segurança e saúde no trabalhoPsicologia e sociologia do trabalho


EXERCÍCIOS - Exercício 5

  • (VUNESP 2015)

A Psicologia do Trabalho, enquanto disciplina dedicada à compreensão e intervenção sobre o trabalho e as organizações, tem contribuição relevante a dar na prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Assim,


A) um dos desafios da Psicologia é fazer com que os trabalhadores consigam, mesmo em condições adversas, adaptar-se a demandas do trabalho que ultrapassam seus limites e exigem superação, sem exposição a riscos de acidentes e doenças do trabalho.

B) o processo de aprendizagem pode utilizar estímulos discriminativos ou meritocráticos, nos quais os comportamentos dos trabalhadores são avaliados de acordo com um padrão, sendo os trabalhadores bonificados ou penalizados em função do desempenho apresentado ser superior ou inferior ao padrão.

C) a psicologia aplicada à segurança do trabalho deve se preocupar com a formulação de regras que sejam aceitas pelo coletivo de trabalhadores, incutindo entre os trabalhadores mais experientes a responsabilidade pelo comportamento dos trabalhadores mais jovens e afoitos.

D) a aplicação de alguns princípios da Psicologia ao processo de seleção e recrutamento irá permitir a contratação de trabalhadores com personalidade e aptidões inatas que formem uma cultura organizacional em que o ato inseguro seja objeto de censura ou punição.

E) o comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho não deve ser compreendido como resultado exclusivo das forças da personalidade, mas de sua interação com o meio externo, que pode até modificar alguns traços de personalidade.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6

Vamos para o Anterior: Exercício 4

Tente Este: Exercício 21

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.05ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.69ms))((ts_substr_c=1.03ms))((ts_substr_im=0.87ms))
((total= 5ms))