PsicologiaDoenças crônico-degenerativas
- (FAUEL 2015)
O contexto de vida de pessoas vivendo com HIV/AIDS vem-se modificando nos últimos anos, em grande parte por causa dos avanços relacionados ao surgimento da terapia antirretroviral (TARV), que resultou em aumento da sobrevida, diminuição das internações por doenças oportunistas e queda da mortalidade (MARINS et al., 2003). Com o advento da TARV, a AIDS assumiu características de doença crônica, em especial nos países onde o acesso aos medicamentos é efetivamente garantido (BAER, ROBERTS, 2002; BRASIL, 2008; WU, 2000). Diante da tendência à cronicidade, surgem outros desafios, determinando a necessidade de novas práticas relacionadas ao tratamento no cotidiano das pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA). Para além das questões médicas e em relação ao tratamento Psicoterápico de pessoas com AIDS, podemos dizer que:
I- Historicamente a inserção do (a) psicólogo (a) neste campo se deu via atividades próprias da sua formação: o aconselhamento psicológico e a psicoterapia, com o objetivo de oferecer atendimento a pessoas que recebiam o diagnóstico de AIDS e dar suporte psicológico diante do impacto do diagnóstico. II - A assistência psicológica às pessoas vivendo com HIV, parceiros (as) e familiares tem como base os referenciais teórico-técnicos da Psicologia e são de âmbito individual, de casal, familiar e grupal. III – Os (as) psicólogos (as) desenvolvem diversas ações em grupos, voltadas para questões específicas relacionadas às DST e ao HIV e AIDS; estes têm objetivos específicos, tal como prevenção e adesão. De tal forma, um (a) mesmo (a) psicólogo (a) realiza mais de um tipo de grupo/oficina no dia a dia. IV – Positivamente são poucos os desafios que estão relacionados à preparação do profissional psicólogo para atuação neste campo, entendida como formação e atualização na área, pois existem amplas capacitações no campo das DST/AIDS e estas são oferecidas pelos serviços e contempladas dentro das diretrizes das políticas públicas.
A) II e III, IV
B) I, II e IV
C) I, II e III
D) I e IV
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