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QuímicaRelações da química com as tecnologias a sociedade e o meio ambiente


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (CEPERJ 2015)

Em uma aula-prática de Ciências, com a turma dividida em grupos, foram utilizados indicadores ácido-base fabricados em laboratório para identificação de quais substâncias eram ácidas ou básicas. A professora chamou a atenção para o fato de que esses indicadores podem ocorrer espontaneamente na natureza. Um exemplo dessa ocorrência é:


A) As pétalas de algumas hortênsias podem adquirir a cor rósea ou azul-arroxeada, dependendo de fatores do solo que influenciam a acidez ou basicidade de suas pétalas.

B) Alguns liquens podem se tornar amarelos ou verdes dependendo da quantidade de acidez ou basicidade encontradas nas proporções de algas e fungos que os compõe.

C) Algumas espécies de algas bioluminescentes trocam a cor verde por uma arroxeada quando a quantidade de plâncton fica mais ácida ou básica em função da salinidade.

D) Algumas espécies de répteis, como os camaleões, são capazes de trocar a cor de suas peles em função do contato com um substrato que contenha mais ácido ou mais base.

E) As folhas das samambaias gigantes podem sofrer alteração de sua coloração quando existe uma quantidade muito grande de cadáveres de insetos no solo das florestas.


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