AntropologiaFuncionalismo social
- (FCC 2018)
Em suas obras, Émile Durkheim e Marcel Mauss dedicaram-se ao exame das relações entre a religião e a sociedade. Para esses autores,
A) a religião é o principal fenômeno responsável pela integração social nas sociedades modernas, do que é prova sua relevância como fator de prevenção dos suicídios.
B) os conceitos básicos da razão teórica e do pensamento filosófico-científico, tais como “tempo”, “espaço”, “causa” e “substância”, têm uma origem social, e estão vinculados às hierarquias estabelecidas pela separação entre o “sagrado” e o “profano”.
C) o caráter científico da Sociologia impõe como uma de suas tarefas a crítica da religião, considerada pela escola durkheimiana uma idealização normativa que não exprime a realidade social.
D) a religião é um fenômeno relativo principalmente às formas mecânicas de solidariedade, e sua análise é central para o estudo das sociedades primitivas, mas irrelevante para a compreensão das sociedades modernas.
E) a religião, por ser um fato social, é criação coletiva, e portanto transcende os limites da consciência individual, na qual encontra-se a fonte dos conceitos básicos da razão teórica e do pensamento filosófico-científico.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 7
VOLTAR ao índice: Antropologia