Engenharia ambiental e sanitáriaAcondicionamento coleta e transporte
- (AOCP 2015)
Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos resíduos sólidos.
A) Nos municípios brasileiros, a prática da coleta regular unificada é utilizada para os resíduos domiciliares e comerciais.
B) Sob o ponto de vista sanitário, a eficiência da coleta não pode reduzir os perigos decorrentes de mau acondicionamento na fonte.
C) Em relação ao horário de coleta do resíduo domiciliar, o horário diurno não apresenta desvantagens, enquanto o horário noturno apresenta como desvantagem uma menor produtividade em regiões de clima quente.
D) A compostagem é um processo biológico, anaeróbio e controlado, no qual a matéria orgânica é convertida pela ação de microrganismos já existentes ou inoculados na massa de resíduo sólido, em composto orgânico. O teor de umidade dos resíduos situa-se entre 50% a 60%, sendo que, se a umidade for muito alta, a atividade biológica fica comprometida e, se for muito baixa, a oxigenação é prejudicada.
E) Uma das formas de disposição de resíduos sólidos é o aterro sanitário. Essa é uma técnica de disposição de resíduos no solo, visando à minimização dos impactos ambientais e utilizando-se de princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos. Devido à sua confiabilidade, não é necessário obter a licença ambientai pelo órgão competente para sua implantação.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5
Vamos para o Anterior: Exercício 3
Tente Este: Exercício 8
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia ambiental e sanitária