SociologiaÉmile durkheim e os fatos sociais
- (IF-PA 2015)
Para saber qual a religião mais primitiva e mais simples que a observação nos permite conhecer, é preciso primeiro definir o que convém entender por religião, caso contrário correríamos o risco de chamar de religião um sistema de ideias e de práticas que nada teria de religioso, ou deixar de lado fatos religiosos sem perceber sua verdadeira natureza(DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares da Vida Religiosa: o sistema totêmico na Austrália. 1ªed. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996, p. 3). Diante disto, qual a alternativa que melhor se aproxima da definição de Religião para Durkheim:
A) A religião tem como princípio a existência de um grupo especializado na produção dos bens religiosos (o clero) e de um grupo que produz excedente econômico (os leigos) para sustentar esse grupo especializado que, em troca, produz o sustento espiritual.
B) A religião é a teoria geral deste mundo, o seu resumo enciclopédico, a sua lógica em forma popular, o seu point d’honneur espiritualista, o seu entusiasmo, a sua sanção moral, o seu complemento solene, a sua base geral de consolação e de justificação. É a realização fantástica da essência humana, porque a essência humana não possui verdadeira realidade.
C) A religião tem um aspecto intelectual, o dogma; um aspecto afetivo, o amor, que se manifesta no culto; um aspecto prático que se denomina regime. A religião, portanto, torna uma sociedade estável visto que ela é para a sociedade o que a saúde é para o corpo.
D) A religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, ou seja, separadas, proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a elas aderem.
E) A religião é um sistema estruturado de símbolos pelos quais grupos humanos formulam a última razão de ser da vida e do mundo em que vivem e em redor de que se organizam certa unidade com progressiva especialização de papéis.
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