BiologiaIntrodução aos estudos das plantas
- (NUCEPE 2015)
Reprodução vegetal representa a produção de novos indivíduos ou filhos das espécies de plantas, que pode ser realizada via meio sexual ou assexual. A reprodução sexual produz pela fusão de gametas, descendências geneticamente diferentes do pai ou pais. Por outro lado, a reprodução assexuada produz novos indivíduos sem a fusão de gametas, geneticamente idêntico aos da planta-mãe, exceto, quando ocorrem mutações. Em plantas de semente a descendência pode ser embalada como formas de proteção, que é usado como um agente de dispersão.
Com relação à reprodução dos vegetais, suas variações, mecanismos e processos, é INCORRETO afirmar que
A) em muitas espécies vegetais os agentes polinizadores têm papel decisivo no processo de reprodução, pois, eles possibilitam que a fecundação ocorra, o que resulta na formação de sementes.
B) a proteção das sementes das angiospermas é feita pelo fruto e a sua dispersão é efetuada por diferentes tipos de animais, pelo vento, pela água e artificialmente pelo homem.
C) a evolução da reprodução se processou de tal forma que há cada vez menos necessidade da presença de água para que o fenômeno ocorra.
D) estaquia, enxertia e alporquia são alguns dos processos de reprodução assexuada ou propagação vegetativa.
E) as monocotiledôneas, por apresentarem apenas um cotilédone, resultam de uma fecundação em que não ocorreu formação de tubo polínico, já que esse fenômeno é exclusivo de dicotiledôneas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 89
Vamos para o Anterior: Exercício 87
Tente Este: Exercício 116
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Biologia