Procura

HistóriaRevoluções liberais na europa : ondas de 1820 1830 e 1848


EXERCÍCIOS - Exercício 11

  • (UFMT 2015)

A história de toda a sociedade até agora existente é a história de luta de classes. O homem livre e o escravo, o patrício e o plebeu, o barão feudal e o servo, o mestre de corporação e o oficial, em suma opressores e oprimidos, estiveram em constante antagonismo entre si, travaram uma luta ininterrupta, umas vezes oculta, aberta outras, que acabou sempre com uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou com o declínio comum das classes em conflito.
(MARX, K. e ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. Lisboa: Avante, 1975.)
Sobre a historiografia marxista, é correto afirmar:


A) Pensou a sociedade de uma perspectiva particularizante, destacou a cooperação entre as classes sociais e sujeitou o conhecimento histórico aos homens.

B) Pensou a história a partir da objetividade científica, entendendo a neutralidade do conhecimento científico e sujeitando-a a uma causalidade cronológica.

C) Pensou a sociedade estruturalmente, enfatizando o papel das contradições, priorizando o estudo dos conflitos sociais, atribuindo às classes sociais o papel de sujeito histórico.

D) Pensou a história como arte, relativizando o conhecimento produzido pelo historiador, sujeitando o homem à história como uma força exterior a ele.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 12

Vamos para o Anterior: Exercício 10

Tente Este: Exercício 16

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.53ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.50ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 4ms))