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PortuguêsAcentuação gráfica: proparoxítonas paroxítonas oxítonas e hiatos


EXERCÍCIOS - Exercício 300

  • (CETRO 2015)

Leia o texto adaptado abaixo, de Rainer Sousa, transcrito do site Brasil Escola
PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL
Em seu significado mais primitivo, a palavra patrimônio tem origem atrelada ao termo grego pater , que significa “pai" ou “paterno". De tal forma, patrimônio veio a se relacionar com tudo aquilo que é deixado pela figura do pai e transmitido para seus filhos. Com o passar do tempo, essa noção de repasse acabou sendo estendida a um conjunto de bens materiais que estão intimamente relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma coletividade.
Essa última noção de patrimônio passou a ganhar força no século XIX, logo que a Revolução Francesa salientou a necessidade de eleger monumentos que pudessem refutar o esquecimento do passado. Nesse período, levando-se em conta as noções historiográficas da época, os monumentos deveriam expressar os fatos de natureza singular e grandiosa. Sendo assim, a preservação do passado colocava-se presa a uma noção de “melhoria", “evolução" e “progresso".
Além dessas primeiras noções, o conceito de patrimônio também estava articulado a um leque de valores artísticos e estéticos. Preso ainda à construção de monumentos e esculturas, o patrimônio deveria carregar em seu bojo a tradicional obrigação que a arte tinha em despertar o senso de beleza e harmonia entre seus expectadores. Com isso, as produções artísticas e culturais que poderiam evocar a identidade e o passado das classes populares, ficavam plenamente excluídas em tal perspectiva.
Avançando pelo século XX, observamos que as noções sobre o espaço urbano, a cultura e o passado, foram ganhando outras feições que interferiram diretamente na visão sobre aquilo que pode ser considerado patrimônio. Sobre tal mudança, podemos destacar que a pretensa capacidade do patrimônio em reforçar um passado e uma série de valores comuns, acabou englobando outras possibilidades que superaram relativamente o interesse oficial do Estado e as regras impostas pela cultura erudita.
A conceituação atual do patrimônio acabou estabelecendo a existência de duas categorias distintas sobre o mesmo. Uma mais antiga e tradicional refere-se ao patrimônio material, que engloba construções, obeliscos, esculturas, acervos documentais e museológicos, e outros itens das belas-artes.  Paralelamente, temos o chamado patrimônio imaterial, que abrange regiões, paisagens, comidas e bebidas típicas, danças, manifestações religiosas e festividades tradicionais.
Ainda hoje, vemos que os governos assumem o papel de preservar e determinar a construção dos patrimônios de uma sociedade. Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários é destinada à função de preservar todos esses itens, que articulam e garantem o acesso às memórias e experiências de um povo. Com isso, podemos ver que o conhecimento do patrimônio abarca uma preocupação em democratizar os saberes e fortalecer a noção de cidadania.
Com a diversificação dos grupos que integram a sociedade, podemos ver que os patrimônios também incentivam o diálogo entre diferentes culturas. Não raro, todas as vezes que fazemos um passeio turístico, temos a oportunidade de contemplar e refletir mediante os objetos e manifestações que formam o patrimônio do lugar que visitamos. Nesse sentido, a observação dos patrimônios abre caminho para que tenhamos a oportunidade de nos reconhecer e reconhecer os outros.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação às análises do trecho abaixo, assinale a alternativa incorreta.


“Ainda hoje, vemos que 1os governos assumem o papel de preservar e determinar a construção dos patrimônios de uma sociedade. Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários é destinada à função de preservar todos esses itens, que 2articulam e garantem o acesso às memórias e experiências de um povo. Com isso, podemos ver que 3o conhecimento do patrimônio abarca uma preocupação em democratizar os saberes e fortalecer a noção de cidadania."




A) No trecho, os vocábulos destacados e enumerados são, respectivamente: 1 – conjunção integrante; 2 – pronome relativo; 3 – conjunção integrante.

B) No trecho – “Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários é destinada à função de preservar todos esses itens..." – a concordância também ficaria correta da seguinte forma: “Uma gama de técnicos, acadêmicos e funcionários são destinados à função de preservar todos esses itens...".

C) Os vocábulos, patrimônios e acadêmicos , recebem acento obedecendo à regra das palavras proparoxítonas.

D) Assim como o vocábulo “saber" tem o plural “saberes", o plural do vocábulo “querer" é “quereres".

E) No trecho – “... articulam e garantem o acesso às memórias e experiências de um povo." – ficaria correta a seguinte construção: – “... articulam e garantem o acesso a memórias e experiências de um povo."


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